quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Cheguei em casa há pouco tempo, mas já estou me incomodando...

 Olha, é difícil eu escrever dias seguidos aqui no blog. Deve ser milagre! Se começar a chover chocolate do céu me avisem! Ok?
 E que tal se dermos continuidade ao assunto anterior? Sabe, aquele sobre os kimonos. Vamos dar uma olhada em alguns tipos de kimonos que a gente pode encontrar. Não esqueçam que tudo tem regra!

..... . . . ..... 

Tipos de Kimonos Femininos


 Como disse anteriormente, tudo tem regra. Cada tipo existente de kimono é restrito para cada pessoa segundo sua posição na sociedade, idade, estado civil, época do ano... 
 Ok! Sim, eu já havia escrito algo parecido na postagem anterior. Por outro lado, sempre acho bom lembrar, até para uma maior compreensão.

..... . . . .....


Hikizuri: Como o próprio nome já sugere, "arrastar", é um kimono muito longo, tanto que chega sim a arrastar. Além de longo, o hikizuri, é pesado, chegando a ser reforçado nas bainhas. Esse tipo é comumente usado por gueishas, maikos e artistas de dança tradicional japonesa. Estes são os mais raros de se encontrar.



Yukata: Esse é meio que um "kimono de verão". Muito usado em festivais de verão, pousadas familiares tradicionais, fontes termais e até mesmo em casa. É muito mais barato, casual, leve e simples que os demais. Geralmente é de algodão e não possui forro. 



Uchikake: Podemos "dizer" que é um "casaco", um robe exterior muito, mas muito pesado mesmo, que pode chegar a pesar até 5 quilos. Este fica por cima do que seria o "kimono real" e obi, e por isso nunca é amarrado, Geralmente é usado em cerimônias de casamento por noivas. Ele é feito para arrastar um pouco também. Quando a moça que o veste anda as damas de honra seguram a bainha.



Furisode: Esse é um kimono formal usado apenas por mulheres solteiras, principalmente no "seijin no hi", o chamado "dia da maioridade". Geralmente são ricamente estampados e coloridos. A característica marcante neste com toda certeza é o tamanho das suas longas mangas esvoaçantes, que podem chegar a 110 centímetros de comprimento cada.



Tomesode: O tomesode é conhecido por suas mangas mais curtas e por ser comumente usado por mulheres casadas. Ele é considerado formal e é usado apenas em ocasiões formais, como casamentos, pela mãe e parentes dos noivos. É forrado com seda de cor diferente por dentro e só há estampas nele na parte inferior. O tomesode se divide em irotomesode, que é um kimono que pode ser de qualquer cor desde que não seja preto, e kurotomesode, que é preto e possui emblemas do clã da família.
..... . . . .....

E é assim que acabamos essa sessão sobre kimonos... Até mais! (づ ̄ ³ ̄)づ
terça-feira, 4 de agosto de 2015
Voltei da internação com a força toda! (^-^*)/

 É gente, eu achava que minha doença iria acabar em uma semana e enfim eu estaria livre... Ilusão! Fiquei um bom tempo internada no hospital com pneumonia. Agradeço de coração à médica que me liberou, deu alta, porque se hoje eu não estivesse em casa ficaria louca de vez. Odeio agulhas!!
 Não foi fácil não! Alívio é poder descansar em paz no seu próprio lar. A partir de hoje vou começar uma dieta mais saudável, com mitas verduras, legumes e frutas. 
 O tópico de hoje vai ser sobre a moda tradicional japonesa, mas já adianto que o próximo depois dessa sessão em duas partes sobre kimono feminino vai ser sobre a moda de rua de lá, do Japão. Eu mesma estou muito ansiosa por isso!!

..... . . . .....

Kimono

O casal na imagem veste um “yukata”, um tipo de kimono
 mais leve e sem forro, usado no verão.

 O Kimono (着物) é a roupa tradicional do Japão e significa “coisa de vestir”. Inicialmente a palavra Kimono aplicava-se a todos os tipos de roupa, mas posteriormente, passou a designar apenas esses longos robes de tecido.
 No cotidiano, os japoneses preferem usar roupas ocidentais, até mesmo pela questão da simplicidade. O kimono é uma veste muito complexa, que exige habilidade e concentração para vestí-lo, tanto que existem até cursos para isso. Com isso, seu uso fica restrito apenas para ocasiões especiais, tais como festas de fim de ano, por exemplo.
 No Japão até mesmo para os kimonos existem regras. Cada tipo, cor ou estampa pode variar dependendo do sexo de quem o usa, hierarquia, estado civil, estação do ano, idade, e claro, a ocasião. 

..... . . . .....

Peças Consistentes de um Kimono



  • Kosode: É como é chamada a parte principal do kimono, o robe externo, que pode ter as mais variadas formas e estampas, e é usado por homens e mulheres.



  • Nagajuban: É um robe branco de algodão que fica por baixo do kosode.



  • Datemaki: Essa é a faixa que que amarra o nagajuban.


Esse é um obi feminino ainda não amarrado em volta do kimono.

Nessa imagem da para ver o obi de frente e de trás. 
Lembre-se que a amarração da parte de trás pode ser feita de várias formas, 
que pode variar dependendo do evento.
  • Obi: É uma faixa externa que segura o kosode no lugar.






  • Obijime: É tipo um cintinho que fixa o obi no lugar.





  • Obiage: É um tipo de xale inventado para combinar com o obi, e é amarrado sobre o mesmo. 



  • Tabi: É um par de meias especiais com uma separação entre o dedão e os outros dedos, geralmente usada com zori ou geta.



  • Geta: São sandálias de madeira, geralmente usadas com um yukata.


  • Zori: São sandálias feitas de palha.
..... . . . .....

E isso é tudo por hoje.... ໒(◕ヮ◕)〜⊹