quinta-feira, 21 de maio de 2015
Me sinto tão bem em casa!!

 Oi, pessoal!!! Hoje eu faltei aula, então eu pensei em passar aqui, pelo menos, até porque já faz um tempo desde a última vez que fiz algo no blog. Sou bem preguiçosa. Bom, mas isso claramente dá para ver, já que não fui para a aula pelo motivo chamado "preguiça". E para finalizar, eu tinha um trabalho para entregar, mas deixei para meu primo do coração fazer isso para mim. Espero sinceramente que ele tenha entregado, se não ele vai virar cinzas quando chegar em casa....
 Mas direto ao assunto... Nesta segunda-feira, assim como é costume todos os anos, no mês de maio, meu colégio começou a semana da feira interdisciplinar(, ou cultural), em que grupos de alunos de várias séries escolhem um tema, geralmente relacionado à história, ou à cultura, ou à arte, ou até mesmo, ciências, e o apresentam para todos professores e pessoas que aparecerem para ver a apresentação, trazendo vídeos, experiências ao vivo e objetos que rementam ao assunto que querem falar.
 Como sempre, foi algo obrigatório, e, por isso, é claro que eu iria fazer, mas não por vontade própria. No entanto, o que importa é que o tema que tratei esse ano foi muito legal, pelo menos para mim e para meus colegas que me ajudaram a fazer tal trabalho. Era sobre o Japão, porém, o foco principal foi a cultura  e história desse país.
 Passado o dia da apresentação, cogitei a hipótese de reutilizar esse trabalho no blog. O ponto que quero chegar é: "Por que não aproveitá-lo?"

  • P.S. 1: Até terminar a série sobre os assuntos abordados na minha apresentação da feira o título das postagem vão começar com um "#FC".
  • P.S. 2: Vou exibi-lo em partes, começando hoje com um resumo da história desse país que é tão único e rico em cultura.

..... . . . .....

História do Japão

A maior parte dos japoneses conta a história sobre seu povo a partir da Era Jōmon, em que ainda se vivia da caça e da pesca. 

Habitação no estilo da era Jōmon.

Segundo pesquisas nessa época as
roupas eram feitas de pele de animal
e palha .

Desde o início desse período os cães vinham
 sendo domesticados. Quando morriam
eram enterrados honrosamente, assim como pessoas.

Cerâmica da Era Jōmon .



A seguir começa a Era Yayoi, caracterizada pela adoção da cultura do arroz, trazida pelos imigrantes coreanos da época, e pelo desenvolvimento de uma sociedade mais complexa, já com a divisão de postos de trabalhos, surgimento de classes sociais, e formação de clãs. Violentos confrontos internos por disputa de poder se tornaram frequentes nesse momento, e só acabaram por volta de 250 d.C., com o início da era Yamato, que unificou  todo o território em uma só nação e centralizou o poder nas mãos de uma só pessoa, inicialmente, a rainha Himiko.



Retrato famoso da rainha Himiko.


Em 710, na Era Nara, novos confrontos internos se tornaram constantes, porém entre membros da corte, mas também houve a produção das primeiras e mais antigas obras da literatura japonesa, o Kojiki (古事記, tarduzido como "Registro de Assuntos Antigos" ) e o Nihon Shoki (日本書紀, traduzido como "Crônicas do Japão"), e a construção da estátua de um Buda de bronze, de 16 metros de altura. No entanto, as riquezas desse período não se estenderam às classes menos privilegiadas.


Durante o período Heian o nobre clã Fujiwara se fortalece e então a figura do imperador passa a ter grande autoridade simbólica, mas pouco poder político de fato.  Na era Kamakura o papel “decorativo” do imperador não muda muito, porém, a nobreza enfraquece, dando lugar aos samurais na administração do país.

Emblema do clã Fujiwara, clã nobre que
 dominou a política no Período Heian .

Brasão do xogunato da Era Kamakura .



Estes samurais foram intitulados de xoguns, “Comandantes do Exército”, e, os mesmos aplicaram um sistema feudalista, e mais tarde uma política de isolamento (sakoku). Ninguém entrava ou saía do Japão até o século XIX, quando o xogunato acabou e ocorreu a Revolução Meiji, que promoveu a industrialização japonesa e a extinção das antigas instituições feudais, libertando completamente o Japão dessa longa ditadura militar dos samurais.

Hanga (Gravura): Arte desenvolvida
durante o Xogunato Tokugawa (1603-1868)

A Revolução Meiji ocorreu no governo
 do Imperador Matsuhito, também conhecido
como Imperador Meiji.




No início do século XX o Japão se envolve nas dramáticas Primeira e Segunda Guerra Mundial. Ao final da Segunda o país fica arrasado econômica e socialmente, com o lançamento estado unidense das bombas de Hiroshima e Nagasaki. Para superar a crise financeira e reconstruir suas cidades contaram com a ajuda dos EUA, os mesmo que a causaram, por iniciativa da ONU. 




Passado um tempo o Japão renasce das cinzas e se fortalece, dando início à atual Era Heisei, se desenvolvendo e se destacando pela produção de tecnologia de ponta, como a robótica, informática e automobilística.

Desenvolvimento da robótica no Japão.

..... . . . .....

Se algo estiver errado manda uma mensagem que eu arrumo assim que a ver!
Beijão!! ( ̄▽ ̄)
sexta-feira, 1 de maio de 2015


 É outono, eu sei, mas aqui no sul está cada dia mais frio, até parece inverno. Fato é que eu odeio tudo que esta em excesso, como ódio excessivo, trabalho excessivo, calor excessivo e , claro, frio excessivo. Se nevasse não só nos lugares altos talvez eu mudasse de ideia.
...... . . . .....

 Mas o que trás uma doida como eu aqui? Resposta: "Ai Kara Hajimaru" (アイからはじまる). Conhece? É um one-shot maravilhoso de Moe Yukimaru [,mesma autora de "Hiyokoi" ( ひよ恋) ].
 Essa linda história conta sobre o primeiro e único paixão de infância de Ai que ainda em sua terceira série é destinado a falência. O tempo passa, e Ai reencontra esse garoto. Será que mesmo que Taiyou, o garoto por quem estivera apaixonada, tenha mudado tanto os dois têm uma chance de ver o início do desabrochar dessa paixão em um lindo girassol? 


..... . . . .....

  • Opinião: É um shoujo bem inocente, que nos mostra a história de uma forma leve, emocionante e divertida. Ver o renascer do antiga paixão que Ai Sakura sentia por aquele garoto renascer e crescer de forma tão fofa é revigorante, pelo para mim. Ela com sua total falta de experiência e sua timidez tornam as coisas mais empolgantes.
..... . . . .....

Onde baixar: Aqui!
Onde encontrar online para ler: Aqui!!



Tenha um bom sábado!!
Bye-bye!! (づ ̄ ³ ̄)づ