sábado, 31 de outubro de 2015
Feliz Halloween!!!

Oi, de novo, pessoal. Eu lembro de der dito que o próximo tópico seria sobre a culinária japonesa, mas, bom, devo dizer que não saiu como o esperado algumas coisas e acabou dando nisso... Vou falar sobre algumas regras e curiosidades da cozinha japonesa e o comportamento que se deve ter na mesa... Isso é tudo...

..... . . . .....



O termo culinária japonesa (nihon ryōri, ou  washoku) se refere a comida japonesa tradicional, semelhante à existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão). A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.

Alguns pontos importantes:

  • Diz-se itadakimasu ("Eu humildemente recebo"), antes de começar a comer a refeição, e gochisōsama deshita ("Foi um banquete"), ao anfitrião depois da refeição e aos funcionários do restaurante na hora de ir embora.

  • O arroz ou a sopa é comido pegando-se o chawan (tigela japonesa) com a mão esquerda e usando os hashis com a direita, ou vice versa se a pessoa for canhota. E quando for necessário pegar comida de um prato em comum devem-se inverter os hashis para pegar o alimento, é considerado mais higiênico.


  • Em ocasiões informais, quando alguém se move para encher o seu copo, você deve segurá-lo com as duas mãos e agradecer. Também vale lembrar que não se deixa o copo vazio, do contrário quer dizer que você quer mais.


  • Tradicionalmente, antes do jantar, é colocada na ponta à esquerda a tigela de arroz e a de sopa à direita. Atrás destas ficam dois ou três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, que podem servir um prato fermentado, um prato assado, e um outro de vegetais, por exemplo.


  • Hashis são normalmente colocados na frente da bandeja próxima da pessoa, com suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas em um suporte de hashi, o hashioki.


  • Diz-se “kanpai” (乾杯) no Japão ao brindar, é o mesmo que o nosso “saúde”. 


sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Voltei... Depois de sumir mais uma vez...

 Oi... Pois é... eu venho arrastando esse tema da minha apresentação, que foi sobre o Japão, da feira cultural do colégio, no qual frequento, meses e meses, e com isso, cheguei a pensar que talvez eu não termine de mostrar o que foi exposto na mesma até fim do ano (risos). Bom, pelo menos se as coisas continuarem no mesmo ritmo que estão isso não será apenas uma mera suposição.
 Como foi dito antes, meses atrás, numa postagem a qual já nem lembro, falei que estaria trazendo a vocês os assuntos abordados no trabalho, que foram: História, hábitos, comemorações, moda tradicional (kimono), moda de rua, culinária, mundo otaku e curiosidades do Japão. No entanto, desses, até o exato momento, somente os quatro primeiros foram passados aqui no blog.
 Portanto, hoje vou dar início ao assunto da moda de rua no Japão, porém de forma muito breve, pois pretendo ainda neste mês inserir "culinária" e no que vem fechar com os dois restantes (, mundo otaku e curiosidades do Japão). E é claro que num futuro próximo pretendo me aprofundar melhor nesse assunto de forma especial trazendo algo muito mais completo.
 Let's go!?

..... . . . .....
Moda de Rua (Japão)



 Os adeptos à moda de rua no Japão se dão total liberdade para se vestirem da forma que querem, personalizando roupas e acessórios, misturando tendências atuais com tradicionais, e principalmente, se tornando únicos.

  • Lolita


 Esse é um dos mais populares estilos de moda de rua do Japão. As roupas têm como inspiração as vestimentas da era vitoriana e as do estilo Rococó, e focam na qualidade do material usado nas peças de roupa. A intenção aqui é se parecer ao máximo com uma “boneca”, fofa e ingênua, sem qualquer apelo sexual(, apesar de haver as "ero lolitas").

  • Gyaru


De uma forma bem generalizada as gyarus seriam pessoas com boas posições sociais que estão sempre ligadas no que está na moda. Geralmente usam marcas caras conhecidas tanto no oriente (ex.: Liz Lisa) quanto no ocidente (ex.:Gucci). O tingimento dos cabelos e uso de bronzeamento artificial é bastante notável em algumas subcategorias.

PS.: Para mais informações sobre esse tópico, "gyaru", você pode checar essas antigas publicações do blog: Parte 01 (clique aqui) Parte 02 (clique aqui) Parte 03 (clique aqui)

  • Visual Kei


 É um movimento estético que surgiu entre músicos de rock japoneses, que posteriormente se tornou bem popular entre jovens que curtem o som desses músicos. Inclui o uso de maquiagem, penteados elaborados, roupas espalhafatosas, muitas vezes se assemelhando a uma estética andrógena.

  • Dekora



·          Esse é um estilo que se destaca em meio ao outros estilos, principalmente pelo exagero nas cores, estampas e quantidades de acessórios usados, com peças relacionadas às vezes ao público infantil, tal como a Hello Kitty e Rilakkuma, por exemplo. É um estilo popular entre jovens entre os 13 e os 17 anos.

  •            Kigurumi




·          Os seguidores desse estilo são chamados de "Kigurumin", eles saem pelas ruas vestindo fantasias de animais, normalmente de personagens de desenhos ou games. As roupas são usadas tanto por homens quanto por mulheres.