sábado, 31 de outubro de 2015
Feliz Halloween!!!

Oi, de novo, pessoal. Eu lembro de der dito que o próximo tópico seria sobre a culinária japonesa, mas, bom, devo dizer que não saiu como o esperado algumas coisas e acabou dando nisso... Vou falar sobre algumas regras e curiosidades da cozinha japonesa e o comportamento que se deve ter na mesa... Isso é tudo...

..... . . . .....



O termo culinária japonesa (nihon ryōri, ou  washoku) se refere a comida japonesa tradicional, semelhante à existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão). A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.

Alguns pontos importantes:

  • Diz-se itadakimasu ("Eu humildemente recebo"), antes de começar a comer a refeição, e gochisōsama deshita ("Foi um banquete"), ao anfitrião depois da refeição e aos funcionários do restaurante na hora de ir embora.

  • O arroz ou a sopa é comido pegando-se o chawan (tigela japonesa) com a mão esquerda e usando os hashis com a direita, ou vice versa se a pessoa for canhota. E quando for necessário pegar comida de um prato em comum devem-se inverter os hashis para pegar o alimento, é considerado mais higiênico.


  • Em ocasiões informais, quando alguém se move para encher o seu copo, você deve segurá-lo com as duas mãos e agradecer. Também vale lembrar que não se deixa o copo vazio, do contrário quer dizer que você quer mais.


  • Tradicionalmente, antes do jantar, é colocada na ponta à esquerda a tigela de arroz e a de sopa à direita. Atrás destas ficam dois ou três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, que podem servir um prato fermentado, um prato assado, e um outro de vegetais, por exemplo.


  • Hashis são normalmente colocados na frente da bandeja próxima da pessoa, com suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas em um suporte de hashi, o hashioki.


  • Diz-se “kanpai” (乾杯) no Japão ao brindar, é o mesmo que o nosso “saúde”. 


0 comentários:

Postar um comentário