domingo, 13 de dezembro de 2015

Curiosidades




·         1. Há uma ilha infestada de coelhos, a Ilha de Okunoshima(大久野島), localizada no mar japonês. Ela é lar de milhares de coelhos que vagam normalmente pelo local.


..... . . . .....


·        2. A empresa mais velha do mundo é japonesa, a Kongō Gumi Co., Ltd., e foi fundada em 578 D.C.


..... . . . .....


·         3. A floresta Aokigahara(青木ヶ原), que se localiza na base do Monte Fuji, é conhecida como “a floresta dos suicidas”. Nela todos os anos são recolhidos dezenas de corpos e pertences de pessoas que cometeram suicídio por lá, e esse número cresce mais e mais a cada ano que passa. Em 2004, o número de pessoas que cometeram suicídio foi de 108. Segundo lendas, a floresta é supostamente assombrada pelos fantasmas daqueles que lá morreram.


..... . . . .....



·         4. Devido às longas jornadas de trabalho de alguns profissionais, a prática do inemuri(威眠), a soneca no trabalho, é bem vista, pois é um sinal de que você está se esforçando bastante para cumprir suas tarefas.


..... . . . .....

Essa imagem representa uma parte do que trouxemos para nossa apresentação...

 Aqui acaba a série de assuntos apresentados na minha feira cultural. Se preparem para novos temas e sequências!! Bye-bye!!! (*≧▽≦)




Olá!!! Pra quem achava que eu estava com preguiça, eu confirmo: Eu estava com preguiça. Mas hoje estou aqui, de novo, depois de um mês (eu acho), para tratar de outro assunto. Esta breve postagem explicativa será sobre alguns elementos da cultura otaku. Vamos conferir?(‐^▽^‐)

..... . . . .....

"Otaku"? O que é?
Palavra estranha?

 Otaku (おたく) é um termo japonês que também é usado em outros países, geralmente para se referir aos fãs de animes e mangás. (Entretanto, no Japão, o termo é utilizado para designar um fã de qualquer coisa em grande excesso.)


P.S.: "Otome", outro termo japonês, muito conhecido por amantes de animes, mangás, e cultura japonesa, significa "donzela". Tome cuidado!!! Muitos vão traduzir essa palavra como se fosse o "feminino de otaku", mas ela não é. O termo "otaku" é usado tanto para garotas quanto garotos...
..... . . . .....

Anime? Mangá? Cosplay?

Para quem quiser saber: Esse anime acima é "Nagi no Asukara"!!!

  • Anime: A expressão "anime" é a abreviação da palavra "animation" em japonês, porém há controvérsias. Os filmes e séries de animação japonesa possuem conteúdos e gêneros variados (ex.:sci-fi, slice of life, mecha...), existem para todo tipo de público(, ex.: kodomo, shoujo, shounen, seinen, josei...), e ainda podem alguns apresentar um conteúdo mais "picante".
P.S.: No Japão esse termo, "anime", se refere a qualquer tipo de animação, seja estadunidense, russa, inglesa, entre outros, porém aqui no ocidente, de novo, de forma geral é utilizado restritivamente para se referir a animação japonesa...


Mangá: "Sore Wa, Nigai, Chocolate (それは、にがい、チョコレット。)"
  • Mangá: Literalmente, "mangá", é a palavra usada para designar "história em quadrinhos". Vários dos quadrinhos japoneses dão origem a animes que são exibidos em canais de televisão e em cinemas. 
P.S.: A ordem de leitura deles é inversa à ocidental, ou seja, da direita para a esquerda.

Não sei quem é o cosplayer, mas o personagem sei que é o Eren do mangá, e anime, "Attack on Titan"!!
  • Cosplay: É uma atividade que consiste em agir e se fantasiar de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem. 
P.S.: Aparentemente teve origem nos EUA na década de 70, com os fãs de personagens de HQs. 



sábado, 31 de outubro de 2015
Feliz Halloween!!!

Oi, de novo, pessoal. Eu lembro de der dito que o próximo tópico seria sobre a culinária japonesa, mas, bom, devo dizer que não saiu como o esperado algumas coisas e acabou dando nisso... Vou falar sobre algumas regras e curiosidades da cozinha japonesa e o comportamento que se deve ter na mesa... Isso é tudo...

..... . . . .....



O termo culinária japonesa (nihon ryōri, ou  washoku) se refere a comida japonesa tradicional, semelhante à existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão). A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.

Alguns pontos importantes:

  • Diz-se itadakimasu ("Eu humildemente recebo"), antes de começar a comer a refeição, e gochisōsama deshita ("Foi um banquete"), ao anfitrião depois da refeição e aos funcionários do restaurante na hora de ir embora.

  • O arroz ou a sopa é comido pegando-se o chawan (tigela japonesa) com a mão esquerda e usando os hashis com a direita, ou vice versa se a pessoa for canhota. E quando for necessário pegar comida de um prato em comum devem-se inverter os hashis para pegar o alimento, é considerado mais higiênico.


  • Em ocasiões informais, quando alguém se move para encher o seu copo, você deve segurá-lo com as duas mãos e agradecer. Também vale lembrar que não se deixa o copo vazio, do contrário quer dizer que você quer mais.


  • Tradicionalmente, antes do jantar, é colocada na ponta à esquerda a tigela de arroz e a de sopa à direita. Atrás destas ficam dois ou três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, que podem servir um prato fermentado, um prato assado, e um outro de vegetais, por exemplo.


  • Hashis são normalmente colocados na frente da bandeja próxima da pessoa, com suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas em um suporte de hashi, o hashioki.


  • Diz-se “kanpai” (乾杯) no Japão ao brindar, é o mesmo que o nosso “saúde”. 


sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Voltei... Depois de sumir mais uma vez...

 Oi... Pois é... eu venho arrastando esse tema da minha apresentação, que foi sobre o Japão, da feira cultural do colégio, no qual frequento, meses e meses, e com isso, cheguei a pensar que talvez eu não termine de mostrar o que foi exposto na mesma até fim do ano (risos). Bom, pelo menos se as coisas continuarem no mesmo ritmo que estão isso não será apenas uma mera suposição.
 Como foi dito antes, meses atrás, numa postagem a qual já nem lembro, falei que estaria trazendo a vocês os assuntos abordados no trabalho, que foram: História, hábitos, comemorações, moda tradicional (kimono), moda de rua, culinária, mundo otaku e curiosidades do Japão. No entanto, desses, até o exato momento, somente os quatro primeiros foram passados aqui no blog.
 Portanto, hoje vou dar início ao assunto da moda de rua no Japão, porém de forma muito breve, pois pretendo ainda neste mês inserir "culinária" e no que vem fechar com os dois restantes (, mundo otaku e curiosidades do Japão). E é claro que num futuro próximo pretendo me aprofundar melhor nesse assunto de forma especial trazendo algo muito mais completo.
 Let's go!?

..... . . . .....
Moda de Rua (Japão)



 Os adeptos à moda de rua no Japão se dão total liberdade para se vestirem da forma que querem, personalizando roupas e acessórios, misturando tendências atuais com tradicionais, e principalmente, se tornando únicos.

  • Lolita


 Esse é um dos mais populares estilos de moda de rua do Japão. As roupas têm como inspiração as vestimentas da era vitoriana e as do estilo Rococó, e focam na qualidade do material usado nas peças de roupa. A intenção aqui é se parecer ao máximo com uma “boneca”, fofa e ingênua, sem qualquer apelo sexual(, apesar de haver as "ero lolitas").

  • Gyaru


De uma forma bem generalizada as gyarus seriam pessoas com boas posições sociais que estão sempre ligadas no que está na moda. Geralmente usam marcas caras conhecidas tanto no oriente (ex.: Liz Lisa) quanto no ocidente (ex.:Gucci). O tingimento dos cabelos e uso de bronzeamento artificial é bastante notável em algumas subcategorias.

PS.: Para mais informações sobre esse tópico, "gyaru", você pode checar essas antigas publicações do blog: Parte 01 (clique aqui) Parte 02 (clique aqui) Parte 03 (clique aqui)

  • Visual Kei


 É um movimento estético que surgiu entre músicos de rock japoneses, que posteriormente se tornou bem popular entre jovens que curtem o som desses músicos. Inclui o uso de maquiagem, penteados elaborados, roupas espalhafatosas, muitas vezes se assemelhando a uma estética andrógena.

  • Dekora



·          Esse é um estilo que se destaca em meio ao outros estilos, principalmente pelo exagero nas cores, estampas e quantidades de acessórios usados, com peças relacionadas às vezes ao público infantil, tal como a Hello Kitty e Rilakkuma, por exemplo. É um estilo popular entre jovens entre os 13 e os 17 anos.

  •            Kigurumi




·          Os seguidores desse estilo são chamados de "Kigurumin", eles saem pelas ruas vestindo fantasias de animais, normalmente de personagens de desenhos ou games. As roupas são usadas tanto por homens quanto por mulheres. 







quarta-feira, 5 de agosto de 2015
Cheguei em casa há pouco tempo, mas já estou me incomodando...

 Olha, é difícil eu escrever dias seguidos aqui no blog. Deve ser milagre! Se começar a chover chocolate do céu me avisem! Ok?
 E que tal se dermos continuidade ao assunto anterior? Sabe, aquele sobre os kimonos. Vamos dar uma olhada em alguns tipos de kimonos que a gente pode encontrar. Não esqueçam que tudo tem regra!

..... . . . ..... 

Tipos de Kimonos Femininos


 Como disse anteriormente, tudo tem regra. Cada tipo existente de kimono é restrito para cada pessoa segundo sua posição na sociedade, idade, estado civil, época do ano... 
 Ok! Sim, eu já havia escrito algo parecido na postagem anterior. Por outro lado, sempre acho bom lembrar, até para uma maior compreensão.

..... . . . .....


Hikizuri: Como o próprio nome já sugere, "arrastar", é um kimono muito longo, tanto que chega sim a arrastar. Além de longo, o hikizuri, é pesado, chegando a ser reforçado nas bainhas. Esse tipo é comumente usado por gueishas, maikos e artistas de dança tradicional japonesa. Estes são os mais raros de se encontrar.



Yukata: Esse é meio que um "kimono de verão". Muito usado em festivais de verão, pousadas familiares tradicionais, fontes termais e até mesmo em casa. É muito mais barato, casual, leve e simples que os demais. Geralmente é de algodão e não possui forro. 



Uchikake: Podemos "dizer" que é um "casaco", um robe exterior muito, mas muito pesado mesmo, que pode chegar a pesar até 5 quilos. Este fica por cima do que seria o "kimono real" e obi, e por isso nunca é amarrado, Geralmente é usado em cerimônias de casamento por noivas. Ele é feito para arrastar um pouco também. Quando a moça que o veste anda as damas de honra seguram a bainha.



Furisode: Esse é um kimono formal usado apenas por mulheres solteiras, principalmente no "seijin no hi", o chamado "dia da maioridade". Geralmente são ricamente estampados e coloridos. A característica marcante neste com toda certeza é o tamanho das suas longas mangas esvoaçantes, que podem chegar a 110 centímetros de comprimento cada.



Tomesode: O tomesode é conhecido por suas mangas mais curtas e por ser comumente usado por mulheres casadas. Ele é considerado formal e é usado apenas em ocasiões formais, como casamentos, pela mãe e parentes dos noivos. É forrado com seda de cor diferente por dentro e só há estampas nele na parte inferior. O tomesode se divide em irotomesode, que é um kimono que pode ser de qualquer cor desde que não seja preto, e kurotomesode, que é preto e possui emblemas do clã da família.
..... . . . .....

E é assim que acabamos essa sessão sobre kimonos... Até mais! (づ ̄ ³ ̄)づ
terça-feira, 4 de agosto de 2015
Voltei da internação com a força toda! (^-^*)/

 É gente, eu achava que minha doença iria acabar em uma semana e enfim eu estaria livre... Ilusão! Fiquei um bom tempo internada no hospital com pneumonia. Agradeço de coração à médica que me liberou, deu alta, porque se hoje eu não estivesse em casa ficaria louca de vez. Odeio agulhas!!
 Não foi fácil não! Alívio é poder descansar em paz no seu próprio lar. A partir de hoje vou começar uma dieta mais saudável, com mitas verduras, legumes e frutas. 
 O tópico de hoje vai ser sobre a moda tradicional japonesa, mas já adianto que o próximo depois dessa sessão em duas partes sobre kimono feminino vai ser sobre a moda de rua de lá, do Japão. Eu mesma estou muito ansiosa por isso!!

..... . . . .....

Kimono

O casal na imagem veste um “yukata”, um tipo de kimono
 mais leve e sem forro, usado no verão.

 O Kimono (着物) é a roupa tradicional do Japão e significa “coisa de vestir”. Inicialmente a palavra Kimono aplicava-se a todos os tipos de roupa, mas posteriormente, passou a designar apenas esses longos robes de tecido.
 No cotidiano, os japoneses preferem usar roupas ocidentais, até mesmo pela questão da simplicidade. O kimono é uma veste muito complexa, que exige habilidade e concentração para vestí-lo, tanto que existem até cursos para isso. Com isso, seu uso fica restrito apenas para ocasiões especiais, tais como festas de fim de ano, por exemplo.
 No Japão até mesmo para os kimonos existem regras. Cada tipo, cor ou estampa pode variar dependendo do sexo de quem o usa, hierarquia, estado civil, estação do ano, idade, e claro, a ocasião. 

..... . . . .....

Peças Consistentes de um Kimono



  • Kosode: É como é chamada a parte principal do kimono, o robe externo, que pode ter as mais variadas formas e estampas, e é usado por homens e mulheres.



  • Nagajuban: É um robe branco de algodão que fica por baixo do kosode.



  • Datemaki: Essa é a faixa que que amarra o nagajuban.


Esse é um obi feminino ainda não amarrado em volta do kimono.

Nessa imagem da para ver o obi de frente e de trás. 
Lembre-se que a amarração da parte de trás pode ser feita de várias formas, 
que pode variar dependendo do evento.
  • Obi: É uma faixa externa que segura o kosode no lugar.






  • Obijime: É tipo um cintinho que fixa o obi no lugar.





  • Obiage: É um tipo de xale inventado para combinar com o obi, e é amarrado sobre o mesmo. 



  • Tabi: É um par de meias especiais com uma separação entre o dedão e os outros dedos, geralmente usada com zori ou geta.



  • Geta: São sandálias de madeira, geralmente usadas com um yukata.


  • Zori: São sandálias feitas de palha.
..... . . . .....

E isso é tudo por hoje.... ໒(◕ヮ◕)〜⊹
sábado, 18 de julho de 2015

 Bom, não posso dizer no meu estado atual que estou realmente bem. Tive uma semana adiantada de férias, mas não posso me gabar por isso. Estou doente, no entanto, o médico disse que ainda não dá para saber o que é. Não o culpo por isso.
 A única coisa que eu queria de verdade era ficar melhor, até porque já não aguento mais as dores nas costas.
 E veja bem, estou aqui, certo? Por quê? Digamos que é cansativo ter que ficar na cama o tempo todo, olhar para a janela e ver o amplo céu azul e não poder dar uma volta lá fora. Então pensei em vir hoje.
 O assunto dessa vez será sobre algumas comemorações da nossa querida "Terra do Sol Nascente", escolhi só as que achei mais importantes. Não me matem!

..... . . . ..... 

Principais Comemorações



   Ano novo (Oshōgatsu/お正月): É o evento anual mais importante no Japão que celebra o ano novo. Todas as dívidas são pagas e a casa é limpa e decorada. Esse evento é comemorado geralmente em família, visitando templos, e entrando em contato com amigos.



Festa das meninas (Hina-matsuri/雛祭り): Festa realizada para as meninas no dia 3 de março, em que as meninas comemoram expondo as bonecas hina, convidando amigos para tomar chá frente às bonecas e cantando músicas para entreter os convidados.



Apreciação das flores cerejeiras (Hanami/花見): É uma data especial em os japoneses comemoram a florescimento das cerejeiras que ocorre geralmente em abril, se reunindo debaixo das cerejeiras com seus colegas de trabalho, ou amigos, ou ainda, com familiares, admirando a beleza das flores e se divertindo, comendo e bebendo.



Finados (Obon/お盆): Cerimônia budista em que se prestam homenagens em honra às almas dos seus falecidos parentes. São realizadas entre os dias 13 a 15 de agosto, duram três dias. Durante o Obon são acesas lanternas de papel decoradas com mensagens de paz e amor e lançadas ao mar, simbolizando a conexão entre todas as gerações, passado, presente e futuro.



Último dia do ano (Ōmisoka/大晦日): No dia 31 de dezembro, os japoneses ouvem as 108 badaladas da última noite do ano, para expulsar os "108 maus desejos" que todos nós temos, segundo o budismo.

..... . . . .....

Desejo a todos vocês ótimas férias!! ヾ(^-^)ノ